Ar condicionado central

by arcondicionado on October 9, 2011

A maioria dos prédios de escritório têm uma unidade condensadora nos telhados. Os shopping centers bem como os aeroportos podem ter de 10 a 20 unidades condensadoras escondidas no telhado.

Olhando atrás dos hospitais, universidades e complexos de escritório, encontraremos grandes torres de resfriamento conectadas a sistemas de ar condicionado. Mesmo que cada uma destas máquinas tenha uma aparência distinta, todas funcionam sob os mesmos princípios.

Um ar condicionado é basicamente uma geladeira sem seu gabinete. Ele usa a evaporação de um fluido refrigerante para fornecer refrigeração. Os mecanismos do ciclo de refrigeração são os mesmos da geladeira e do ar condicionado. O termo Fréon é genericamente usado para qualquer dos vários fluorcarbonos não inflamáveis utilizados como refrigerantes e combustíveis nos aerossóis.

ar-centralÉ assim que funciona o ciclo de refrigeração em um ar condicionado:

  1. O compressor comprime o gás frio, fazendo com que ele se torne gás quente de alta pressão (em vermelho no diagrama acima).
  2. Este gás quente corre através de um trocador de calor para dissipar o calor e se condensa para o estado líquido.
  3. O líquido escoa através de uma válvula de expansão e no processo ele vaporiza para se tornar gás frio de baixa pressão (em azul claro no diagrama acima).
  4. Este gás frio corre através de trocador de calor que permite que o gás absorva calor e esfrie o ar de dentro do prédio.

Misturado com o fluido refrigerante, existe uma pequena quantidade de um óleo de baixa densidade. Esse óleo lubrifica o compressor.

O sistema de ar condicionado central contribui para o surgimento ou agravamento de alergias respiratórias. Isso porque o filtro de ar desses aparelhos não está preparado para reter as micropartículas – fungos, bactérias, mofos, ácaros e vírus – causadoras do mal. Salas amplas e cheias de gente trabalhando acabam se tornando ambientes insabulares, criando condições ideais para a proliferação das doenças provocadas por esse microorganismo. O problema, segundo os médicos, é que os dutos de ar jamais são limpos e a sujeira vai se acumulando dentro deles. Sistema de ar condicionado central.

ar-condicionado

Previous:

Next:

Leave a Comment